Não há como negar  que corrigir provas é um dos trabalhos mais cansativos de um professor. Normalmente ele dedica quase todo o seu dia no ambiente educacional e muitas vezes só tem o período noturno para corrigi-las.

Em virtude disso, métodos como a correção automática de testes, provas e simulados vêm conquistando mais espaço nas Instituições de ensino é já uma tendência quase que obrigatória para quem quer ganhar mais produtividade no dia a dia.

 Mas, não basta apenas corrigir mais rapidamente. Afinal, o objetivo dos testes é avaliar o aprendizado dos alunos e a eficácia da metodologia de ensino. Nestes casos, o TRI faz toda a diferença.

E você? Sabe o que é TRI? E mais, sabe como fazer o melhor uso desta metodologia e valorizar o ensino de sua Instituição?

O que é TRI?

A TRI (Teoria de Resposta ao Item) é um recurso para ajuda às organizações educacionais.

É uma modelagem estatística que foi criada com o objetivo de medir características que não podem ser verificadas de forma direta.

É um sistema capaz de analisar as questões que um determinado estudante respondeu de forma correta e dar um peso específico a esses acertos.

Uma das vantagens da TRI é a possibilidade de elaborar diferentes provas para o mesmo exame.

Segundo o professor Tadeu da Ponte – “A TRI não é passível de falhas no sentido de calcular a nota errada e prejudicar alguém”. Isso por que como foi visto, tudo é analisado de forma sistemática e analítica.

O objetivo da TRI é enumerar o traço latente (uma característica que não pode ser observada diretamente), permitindo assim testar as habilidades e o desempenho de quem responde a prova.

Ficou difícil? Vamos ver como a TRI funciona.

Como tudo funciona?

Por meio de funções e modelos matemáticos complexos é possível analisar as respostas de cada aluno.

Raquel da Cunha Valle, estatística da Fundação Carlos Chagas, diz – “A TRI atribui não só o certo e o errado, mas o grau de dificuldade. Não é só o acerto e erro, há várias coisas em consideração. Cada item tem uma característica muito particular”.

Veja então os 3 parâmetros avaliados na TRI:

  • As perguntas são divididas em grupos: fáceis, médias e difíceis. As questões não sinalizam a qual grupo pertencem, todas estão misturadas.
  • Através da TRI as respostas do aluno são analisadas estatisticamente. Ou seja, de forma simples é possível estimar a probabilidade de cada aluno responder de forma correta determinada questão. Se um candidato acertou questões consideradas “difíceis”, mas errou questões consideradas “fáceis”, este evento é pouco provável e supõe-se que o aluno deu um “chute”.
  • Por fim, a nota é calculada. A média do aluno que, pelas suas respostas, foi identificado “chutando” cai. Sendo assim, a nota não depende apenas do número de acertos, mas também da dificuldade das questões que foram acertadas ou erradas.

O TRI no ENEM

A TRI é o método de avaliação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) desde 2009, mesmo assim, não só confunde muitos estudantes como outros nem tem noção da sua existência e do processo que o antecedeu.

As questões do Enem são pré-testadas em diferentes escolas a fim de analisar quais são os critérios que vão dividi-las entre fáceis, médias e difíceis.

De acordo com o professor Tadeu da Ponte, já citado – “Não é possível aplicar a prova e fazer a TRI depois. As questões devem passar pelo pré-teste por conta do processo chamado de calibragem das questões, processo este que determina a curva de dificuldade das perguntas”.

Com os dados que foram coletados, são construídos as curvas características de cada questão.

Como a TRI define o nível de Proficiência de cada candidato?

Simples: Através do padrão de resposta de cada um dos candidatos. Por exemplo:

Em uma prova há cinco questões com dificuldades (ou seja, proficiência) diferentes e crescentes. Supondo que 3 alunos acertaram 3 respostas cada, em uma prova convencional, eles teriam a mesma nota.

Mas na TRI não.Imagine que:

  •         O aluno A teve um padrão coerente, ele acertou as três questões mais fáceis e errou as duas mais difíceis.
  •         O aluno B acertou a questão 4 e errou a questão 3, que era mais fácil, o que demonstra uma certa incoerência.
  •         Por último, o aluno C, demonstra uma discordância evidente, pois ele acertou as três mais difíceis e errou as duas mais fáceis.

Assim sendo, o aluno A teria uma proficiência maior que os demais, pois o seu padrão de resposta seria mais lógica que os outros.

Este é apenas um exemplo para ilustrar a lógica que a TRI utiliza.

Com a curva característica de cada questão já selecionada e o padrão de resposta do candidato, é possível prever a chance de acerto e os chamados “chutes” de todos participantes em todas as questões!

Maravilhoso não é? Mas ainda pode ficar melhor!

Ferramentas que realizam o TRI

Algo pouco notado é que o trabalho de correção de provas é extremamente árduo se não houver um processamento automático para essa finalidade.

Leia mais sobre isso em: “Correção de provas – Tudo o que você precisa saber”.

A solução comercializada pela Edocx, o KaptureAll é um software bastante conhecido no mercado e é líder em soluções para correção de provas e testes.

Seu lema é: “Quem ensina avalia, quem avalia testa.”

Com o objetivo de realizar a TRI, esse software é a  evolução da leitura óptica e engloba tecnologias (OMR, ICR, OCR e Código de Barras) para ler qualquer tipo de formulário, processando seus resultados com rapidez e praticidade!

Leia mais sobre isso no nosso artigo: “O que é captura inteligente?”

Em poucos cliques, todo o processo é realizado:

1 – Escolha o seu cartão-resposta;

2 – Personalize cada cartão a partir dos cadastros de turmas;

3 – Imprima os cartões-resposta;

4 – Aplique as provas;

5 – Digitalize as folhas de resposta através de um scanner;

6 – Escolha o método de correção como a TRI, mencionada nesse artigo;

7- Gere automaticamente gráficos e relatórios completos com os resultados obtidos.

Toda a leitura dos cartões de prova é realizada através de uma multifuncional, um Scanner ou qualquer equipamento de leitura óptica (OMR).

Quer ter esse benefício?

A edocx pode te ajudar a fazer uso da TRI. Nós disponibilizamos a ferramenta do Kaptureall pra você e te auxiliamos com todo o processo de implantação da solução.

Você não precisa quebrar a cabeça e ir pelo caminho mais difícil. Conte conosco para facilitar sua vida, agilizar seus processos e realizar a correção de provas de forma rápida e eficiente, utilizando a melhor tecnologia do mercado.

Busca

Newsletter

Artigos relacionados