É fato que dispor de um bom método de correção é importante para qualquer processo de avaliação.
Isso por que ao possuir uma boa ferramenta de avaliação é possível guiar os professores até aqueles alunos que necessitam de mais atenção e assim orientá-los da melhor maneira possível.
Nos dias de hoje, os professores possuem a opção de avaliar seus alunos por meio de 2 métodos: por meio da TCM ou da TRI.
No entanto, você sabe as diferenças e as vantagens entre eles? E qual deve utilizar? Antes de responder essas perguntas, vamos entender um pouco do significado desses dois termos.
A TRI (Teoria de Resposta ao Item) é um recurso para ajuda às organizações educacionais.
É uma modelagem estatística que foi criada com o objetivo de medir características que não podem ser verificadas de forma direta.
Ela é capaz de analisar as questões que um determinado estudante respondeu de forma correta e dar um peso específico a esses acertos.
A TRI é o método de avaliação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ela não contabiliza apenas o número total de acertos de algum determinado aluno no teste, mas analisa a consistência das respostas dadas por ele.
Isso por que essa teoria considera que porque não é cabível que esses alunos acertem as questões mais difíceis e errem as questões mais fáceis.
Se quiser saber mais sobre isso, leia nosso artigo: “O que é TRI?”
É fato: A TCM provavelmente já fez ou ainda faz parte do seu cotidiano. Quer um exemplo? Você se lembra da época em que era aluno e daquelas provas bimestrais que precisava fazer? Pois é, havia um pouco de TCM ali. Como assim?
É um método de correção tradicional, a TCM (Teoria Clássica da Medida) é também conhecida como TCT (Teoria Clássica do Teste).
Essa teoria prega que cada questão tem um valor ou até mesmo um peso diferente de acordo com o grau de dificuldade, além disso, cada item tem sua pontuação independente de outro.
O princípio básico dessa teoria é que, quanto mais acertos, acredita-se que o domínio de conhecimento de que está sendo avaliado é maior.
Na TCM o todo é o mais importante. A principal vantagem da TCM é que ela é simples e eficiente.
Ao construir algum teste, é pensado na prova completa, cada questão feita constrói um agrupamento coeso e que vai contribuir para uma análise do domínio do conhecimento de quem realiza o teste.
TRI | TCM |
Itens avaliados conjuntamente | Cada item equivale a uma pontuação, independente de outro. |
As questões são divididas em níveis de dificuldade previamente definidos e testados.Cada questão tem um valor e um nível diferente. | Cada questão possui um valor distinto. Podendo possuir ou não valores iguais. Na prova, a soma desses valores resulta na pontuação máxima. |
Não contabiliza apenas o número de acertos do aluno, o desempenho dele é calculado de acordo com o nível de dificuldade de cada questão. Importa o nível de dificuldade das questões e não quantas questões o aluno acertou. | A pontuação não depende das questões entre si. Se um aluno acertou uma questão, ele irá receber a pontuação completa por aquele acerto. |
As questões mais fáceis têm valores menores e consequentemente, as questões mais difíceis, valores maiores. Espera-se que aquele aluno que respondeu corretamente questões difíceis também vai conseguir responder as questões mais fáceis sobre aquele determinado assunto. Caso isso não aconteça, pressupõe-se que o aluno “chutou” a questão e devido a isso, será penalizado. | Nesse caso, não é possível distinguir quais questões foram acertadas por sorte e quais questões foram acertadas por mérito.Em razão disso, um aluno que tenha “chutado” determinada questão, irá receber a mesma pontuação de um aluno que sabia a questão.
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Complexa, traz um diagnostico profundo e individualista. | Simples, fácil de corrigir. |
Em ambas as teorias é possível utilizar bons softwares de correção automática que ajudam a agilizar o trabalho dos professores, diminuir a quantidade de erros contidos nas correções e garantir um bom diagnostico de desempenho dos alunos.
A automatização da correção de provas é uma importante ferramenta aliada do professor e da coordenação. Essa tarefa pode ser realizada por meio de recursos tecnológicos e está cada vez mais presente em diversos setores.
Como já mencionado, um dos softwares mais conhecidos da atualidade que auxiliam na correção de provas é o KaptureAll. Essa ferramenta corrige provas tanto pelo TRI quanto pelo método clássico, TCM.
Um dos recursos oferecidos é o EasyTeste , que auxilia as organizações no ramo da educação nos seus processos de correção.
Se desejar saber mais sobre esse assunto, leia nosso artigo: “Correção de provas – Tudo o que você precisa saber”.
Recursos como este, oferecem um diagnostico completo e geral do que a sua empresa precisa, ajudando assim a economizar tempo e prezar pela eficiência.
A resposta é simples e objetiva: depende da sua necessidade. Depois de uma correta avaliação do que a sua empresa de fato precisa, é que você poderá tomar uma decisão.
Uma teoria pode ser mais adequada do que a outra, portanto escolha a opção que mais se adequa ao seu negócio.
Ambas as teorias podem, à sua maneira, ser recursos importantes para o desenvolvimento dos estudantes e para a estratégia de gestão de escolas e dos professores.
Mas, não se desespere! Contrate um prestador de serviço que possa disponibilizar essa ferramenta. Ele têm a competência para implementar uma solução completa para a correção de provas e avaliações.
Utilizar a TRI e a TCM não precisa ser difícil. Conte com a ajuda da edocx. Nossa equipe está preparada para atendê-lo e mostrar da melhor forma possível como você pode se beneficiar de um processo rápido e eficaz na hora da correção das provas.
Não se prenda mais a processos lentos. A solução está mais próxima do que você imagina. A partir de agora, você pode transformar resultados e gráficos em alunos preparados, em professores competentes e colocar a sua organização nas primeiras posições do mercado.
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