Organizações investem cerca de R$ 400 bilhões todo ano em equipamentos de impressão para escritórios. Apesar dos equipamentos A4 serem mais baratos que os A3, o total investido anualmente é praticamente o mesmo para os dois formatos.
Mesmo assim, é preciso pensar bem! Escolher o equipamento ideal para o seu negócio pode te ajudar a reduzir custos e a adquirir eficiência.
Então, que diferencial competitivo cada um dos formatos pode trazer para seu negócio? E, o mais importante, como fazer a melhor escolha?
Nos nossos dias, o papel ainda continua firme e forte em nosso cotidiano, e é muito utilizado por todas as empresas, comércios, indústrias, instituições e até mesmo nas residências.
Ele está sempre presente na nossa vida. Quem de nós nunca precisou imprimir uma conta, um contrato, ou um documento?
Portanto, ainda é cedo para dizermos adeus ao papel. Em razão disso, nós definitivamente precisamos de uma solução de impressão que atenda às nossas necessidades.
Quando você produz um documento impresso, certamente você utilizará um dos 3 tamanhos de papel que usamos no Brasil, A4 para documentos em geral, Ofício para documentos fornecidos por cartórios e A3 normalmente utilizado para planilhas ou apostilas no formato livreto.
Esses tamanhos estão definidos pelo padrão internacional ISO 216, de 1975, que define os tamanhos de papel utilizados em praticamente todos os países. Se quiser ler mais sobre isso, visite: “ISO 216”.
Sendo assim, você pode se perguntar qual o melhor tamanho de papel que pode usar, e, consequentemente qual o equipamento ideal a utilizar.
Na hora de realizar suas impressões, procure usar os tamanhos que vão oferecer para o seu negócio o melhor aproveitamento de papel.
Além disso, se você quer fazer um material diferente, por exemplo, procure optar por tamanhos diferenciados, mas, sem perder o custo beneficio.
Um estudo recente mostrou que apenas 4% das impressões produzidas são em formato diferente de A4. Este mesmo estudo mostrou que departamentos financeiros, recursos humanos e produções gráficas são os maiores usuários do formato A3.
Portanto, para conseguir escolher seu equipamento ideal e saber qual formato melhor utilizar, você precisa parar e refletir em qual ramo seu negócio está inserido, identificar quais são as suas necessidades e o que você precisa suprir. Só assim, você conseguirá atender as suas demandas.
Existem dezenas, até mesmo centenas de formatos de papel disponíveis, tanto no mercado gráfico quanto no mercado comercial.
Em razão disso, conhecer bem todas as suas dimensões e otimizar o seu uso pode lhe render um bom dinheiro no final de um projeto, tanto na hora de escolher o equipamento ideal e o tamanho do papel até o processo de compra de insumos.
Se quiser saber mais sobre como uma boa gestão de impressão pode ajudar a sua empresa, leia nosso artigo: “Gestão de impressão, mais fácil do que você imagina”.
Para ajudá-lo com essa decisão, vamos ver algumas diferenças entre os equipamentos A3 e A4.
Normalmente os equipamentos que imprimem neste formato possuem mais recursos como: alceamento automático, grampeamento, furação, utilização de papel de alta gramatura, capacidade de imprimir em envelopes, etc.… e são indicados para um grande volume de impressão mensal, como no caso das gráficas.
Grandes grupos de trabalho que imprimem seus documentos centralizadamente ou que demandem um número grande de impressões de um mesmo documento; certamente precisarão de mais gavetas de papel e maior capacidade destas gavetas para evitar a tarefa de sempre repor o papel ou o toner do equipamento.
Necessidades de digitalização de grandes volumes de documentos de uma só vez ou o manuseio de livros contábeis ou documentos cartoriais para cópia também são indicados para equipamentos A3.
Mas, e se você não precisa de nada disso ou se imprime algo com estas características em apenas alguns momentos no ano, significa que todo o seu parque deve ser praticamente de A3?
Se você precisa copiar ou digitalizar aquela certidão de casamento ou nascimento, escritura de um imóvel ou um documento recebido do exterior; acha que só é possível fazê-lo em um equipamento A3? Que apenas ele é o equipamento ideal?
Longe disso! Os equipamentos A4 estão cada vez mais velozes, versáteis e confiáveis. Além de ocuparem bem menos espaço no ambiente de negócios e consumirem menos energia.
Plataformas unificadas de gestão de documentos, soluções embarcadas, maior flexibilidade no manuseio de papel e recursos avançados de acabamento agora também estão presentes em equipamentos A4.
É possível até mesmo imprimir um documento A3 em uma impressora A4. Como? O equipamento faz isso utilizando a bandeja by-pass.
Integração total com a internet, uso de aplicativos em nuvem e apps integradas com seu processo de negócio ajudam você e sua organização a determinar que documentos deverão ser impressos ou quais podem ser armazenados digitalmente.
Sabemos que escolher um bom equipamento pode ser um baita desafio! Mas quando você tem consultores especializados para te ajudar nesse desafio, os benefícios são muitos:
Leia nosso artigo: “Custos de impressão – Como você pode reduzi-los?”
Portanto, saiba escolher o equipamento ideal para o seu negócio e esteja á frente no mercado, assim, você será favorecido com todas as vantagens acima citadas.
Resumindo, de forma simples, caso você demande de um grande volume de impressões, o A3 pode ser mais útil, porém, no caso de baixos volumes, o formato A4 vai dar conta do recado e é a melhor opção em funcionalidade com baixo TCO.
Saiba mais sobre TCO, lendo nosso artigo: “Qual a importância do TCO?”
Não se preocupe! Sabemos que hoje o tempo é curto e você tem várias outras preocupações relacionadas ao seu negócio.
Por isso, deixe que um consultor especializado o ajude, solicite uma visita e aproveite de todos os benefícios que escolher o equipamento ideal pode proporcionar.
Desenvolvido e Licenciado por Network Code Company
Copyright ©2020 Todos os Diretos Reservados