A comunicação é uma ferramenta essencial. Por meio desta, organizamos muitas ações relacionadas às pessoas dentro de uma instituição, além de ser primordial para conversas entre fornecedores e clientes. Mas será que você tem encontrado a ferramenta certa para ter uma boa comunicação empresarial?

As comunicações, boas ou ruins, impactam na execução dos processos e, consequentemente, no consumo dos recursos. Por isso, a comunicação empresarial seja ela de forma benéfica ou não, pode repercutir nos resultados do nosso negócio.

Para entender a importância de uma boa comunicação, pense no mundo empresarial. Em muitos casos, as razões do sucesso ou fracasso estão mais ligadas às habilidades de gestores e colaboradores de se comunicarem bem, ao invés dos seus conhecimentos específicos para o cargo. Sabia disso?

Algumas pessoas têm habilidades naturais e evitam parte dos obstáculos de maneira intuitiva. Outros, por sua vez, têm limitações e reagem de acordo com a vontade do momento, buscando sucesso e, muitas vezes, menosprezando a comunicação interpessoal.

Mas você pode reverter essa situação. O que os gestores devem ter como prioridade durante todo o tempo é – antes de tudo e, sobretudo – falar, escutar e compartilhar.

Consequências de uma má comunicação empresarial

A realidade é que boa parte de gestores não tem formação em comunicação humana e, por isso as consequências são evidentes:

  • Conflitos desnecessários;
  • Inimizades e falta de coesão nas equipes de trabalho;
  • Má imagem;
  • Decisões precipitadas e desmotivação.

Não deixe que essas consequências façam parte da sua organização. Mude agora! Além disso, lembre-se que desenvolver habilidades de comunicação poderá não só ajudar no trabalho, como também contribuir com todas as relações existentes em nossa vida.

Aspectos da comunicação empresarial

Existem alguns aspectos dentro da comunicação que devem ser profundamente analisados, pois são fundamentais para alcançar o sucesso. Eles envolvem:

Comunicação efetiva

Para que a comunicação seja efetiva devemos:

  • FALAR positivamente;
  • ESCUTAR com empatia;
  • PERGUNTAR com assertividade.

A comunicação efetiva permite:

  1. IDENTIFICAR os interesses dos outros;
  2. ESCLARECER os nossos;
  3. COMPREENDER os desejos, expectativas e temores das nossas relações;
  4. SOLUCIONAR os problemas e as diferenças;
  5. MANIFESTAR os sentimentos;
  6. DESAPARECER boatos e o “disse me disse”;
  7. FAVORECER a identificação dos grupos de trabalho;
  8. POTENCIALIZAR a participação e o reconhecimento;
  9. AUMENTAR a produtividade;
  10. AUMENTAR o sentimento de pertencimento.

Mas, como podemos saber que a comunicação está sendo efetiva? Fácil, isso acontece quando ela reúne características, tais como:

  • A mensagem que se deseja comunicar chega às pessoas e ao grupo considerado apropriado para recebê-la.
  • A consequência da comunicação é a mudança de conduta esperada no receptor;
  • Quando não é unilateral, mas que estimula a retroalimentação da mensagem enviada;
  • Quando existe coerência entre a linguagem verbal e corporal;
  • É dita no momento certo e com as palavras e atitudes apropriadas.

Tipos de comunicação

Muitas das nossas habilidades relativas à comunicação interpessoal são aprendidas durante nossa trajetória, podemos mudá-las e desenvolvê-las com objetivo de ter maior sucesso no ambiente de trabalho.

Nós nos comunicamos através de diferentes meios como:

  • Comunicação verbal (7%): utilizar as palavras certas dentro do entorno adequado faz parte de uma comunicação efetiva;
  • Tom de voz (38%): o tom de voz enfatiza a atitude daquilo que desejamos transmitir. Alguns tons podem criar certas reações e podemos utiliza-lo como uma vantagem, mas devemos ter cuidado para o resultado não acabar desvantajoso. Por isso, é importante que se leve em consideração o tom adequado dentro de certos espaços;
  • Linguagem corporal (55%): a linguagem corporal envia outras mensagens que não necessariamente são expressas através das nossas palavras, nem do nosso tom de voz, como as expressões faciais.

Erros de comunicação

Cometemos muitos erros ao nos comunicarmos, entre os mais relevantes estão:

  • Erro no canal escolhido: algumas pessoas parecem ter uma maneira de expor suas mensagens de forma monótona. Algumas, por exemplo, se comunicam utilizando cartas; já outras se comunicam através de ligações ou mensagens de texto. Em geral, as pessoas tendem a abusar do meio em que elas se encontram mais acomodadas e não exploram outros recursos que poderiam ser utilizadas para se comunicarem melhor.
  • Erro na mensagem: enviar mensagens exageradas para determinada situação e introduzir elementos de tensão que muitas vezes não resolvem os problemas.
  • Erro da generalização: generalizar e colocar todo mundo no “mesmo saco” também é um erro frequente de alguns gestores e colaboradores.
  • Erro da hierarquia: alguns parecem ignorar os níveis hierárquicos e isso acaba gerando confusão. As mensagens que circulam em uma empresa são sempre relevantes a cada setor e merecem ganhar devida importância.

Use perguntas chaves

É necessário verificar se está claro o que se deseja comunicar e o propósito de tal comunicação. Algumas pessoas se precipitam comunicando ideias que ainda estão florescendo, para depois, verem-se obrigadas a ratificá-las.

Antes de realizarmos uma reunião, por exemplo, devemos perguntar: O que vou dizer? Isso tem sentido? Qual a importância? A proposta é sólida? Pensei sobre ela o suficiente? Outras perguntas também são importantes, como:

  • Sou a pessoa certa para protagonizar a mensagem? Esta é a pergunta mais importante a ser formulada em uma organização e você deverá considerá-la antes de qualquer iniciativa de comunicação. Talvez em alguns casos seja melhor delegar.
  • Dirijo-me a uma pessoa ou um grupo? O diretor deve decidir a quem se dirigir baseando-se, sobretudo, no conhecimento concreto de sua organização.
  • Devo escolher um estilo formal e distante ou bem direto, quase amigável? O estilo a ser utilizado estará em função das pessoas, as hierarquias e o contexto. Cada estratégia tem suas vantagens e inconvenientes.
  • O canal e o instrumento escolhido é o correto? Às vezes o canal e o instrumento escolhido parecem ser muito monótonos para cada caso.
  • A mensagem está suficientemente adaptada para a realização do objetivo que desejo? Isso supõe levar em consideração que: as mensagens têm uma gradação lógica e as mensagens devem ser sempre positivas e claras.

Sendo assim…

Não importa qual seja o seu negócio, lembre-se: A boa comunicação empresarial impacta na eficiência dos processos e dos resultados financeiros! Portanto, saiba usar esse artifício como um ponto positivo para a sua empresa.

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Manuel Ponce Polanco – Interact, Empresa parceira da Edocx

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