Em uma corrida, quem sai na frente normalmente tem menos obstáculos e deve utilizar esta vantagem para superar outros competidores. Por se manter constantemente à frente, o corredor pode ditar o ritmo e até mesmo controlar o avanço dos concorrentes maximizando suas chances de vitória.
Da mesma forma, uma empresa que tem uma boa gestão documental pode “sair na frente”. Ter as informações necessárias, saber utilizá-las adequadamente e ter pleno controle dos processos; pode ser o fator determinante para se conseguir vantagem sobre os concorrentes e alcançar o sucesso.
Desafios das empresas hoje
Embora os administradores necessitem de informações organizadas em suas atividades, uma parcela considerável destes profissionais, por falta de conhecimento ou até mesmo de interesse, acaba não reconhecendo a importância da Gestão Documental bem como suas vantagens competitivas.
Com isso, dados importantes são perdidos ou caem em mãos erradas. Há o acúmulo de papelada que desperdiça tempo e espaço físico e a produtividade não é alta. Muita informação útil é perdida quando não se tem uma gestão documental adequada ao seu negócio e que atende às suas necessidades.
Então, fica claro que uma boa gestão documental pode ser a solução para os seus problemas. Mas antes de saber o que e como fazer, vamos começar entendendo algo muito importante.
O que é gestão documental?
Segundo a NBR 9578 da ABNT (1986, p. 1), Gestão Documental é uma “metodologia de programas para controlar a criação, o uso, a normalização, a manutenção, a guarda, a proteção e a destinação de documentos”.
A gestão documental envolve diversos fatores como: planejamento, organização, controle, espaço físico e equipamentos, com o objetivo de aperfeiçoar e simplificar o ciclo documental.
Todos os documentos, sejam físicos ou em formato eletrônico, podem ser consultados e organizados conforme a necessidade de cada usuário, departamento ou projeto. As informações contidas nesses documentos são compartilhadas entre os usuários observando regras de acesso e restrição de recursos (como impressão, download, alteração e etc…).
Resumindo, a gestão documental é responsável pelo tratamento das informações contidas em todos os tipos de documentos, desde a sua produção até a sua destinação final.
Como funciona todo o processo?
Há várias etapas para o funcionamento do processo de gestão documental. Mas todas elas são bem simples.
Primeiro, caso o documento não seja eletrônico e sim um documento físico, ele passará pela “fase de desmaterialização”, ou seja, será digitado ou digitalizado, passando assim do formato impresso para o eletrônico. Para saber como fazer isso de forma simples, leia nosso artigo: “Como digitalizar meus documentos?”
Depois, todos os documentos eletrônicos devem ser devidamente classificados e organizados de acordo com o seu tipo e assunto. Algo que pode ajudar é a criação de pastas e subpastas, distribuindo os documentos de acordo com o que eles apresentam.
O próximo passo, é definir o controle de acesso. Ou seja, quais pessoas terão acesso a esses arquivos e qual o ciclo de vida desses documentos. E, por fim o documento será partilhado aos usuários previamente definidos para eventuais visualizações e pesquisas.
Essas informações e tarefas são de responsabilidade do profissional capacitado nas práticas arquivísticas que atua junto à informação, de forma a disponibilizá-la com rapidez, segurança e eficiência.
Se quiser saber mais informações sobre o processo de gestão documental ou informações relacionadas à classificação e temporalidade de documentos, baixe gratuitamente o e-book: “Gestão documental aplicada” do arquivo público de São Paulo.
O que esperar de uma empresa de gestão documental
Como vimos, tanto instituições públicas quanto nas privadas necessitam gerir seus documentos aplicando metodologias baseadas em princípios arquivísticos.
Logicamente, um provedor de serviços que ofereça um sistema de gestão documental, deve estar atento a esta metodologias bem como aplicá-las em sua oferta. O sistema utilizado deverá disponibilizar todos os recursos de gestão e controle dos documentos para garantir o acesso rápido e de acordo com as necessidades de cada usuário.
É simplesmente usar a tecnologia ao seu favor. Sabe aquelas etapas que vimos anteriormente? Ao contratar uma empresa especializada em gestão documental você precisa apenas definir seus objetivos e deixar que ela cuide de todo o resto, tendo total controle do que está sendo feito.
Todo o tempo, recursos e trabalho que é desperdiçado procurando um documento físico ou o enorme espaço desperdiçado para armazená-lo, serão coisa do passado. Seu tempo, recursos físicos e mão de obra serão utilizados em aspectos mais benéficos para a organização.
Automatização
Invista na automatização dos seus processos, compartilhe seus problemas com uma empresa de gestão documental. Foque nos objetivos de sua organização!
Já falamos um pouco sobre o ECM (ENTERPRISE CONTENT MANAGEMENT) ou em português, “Gestão de Conteúdo Empresarial” aqui no blog, que nada mais é que um conjunto de ferramentas e estratégias cujo objetivo é nos auxiliar na hora de gerenciar e controlar todos os documentos e dados existentes na nossa empresa. Ficou curioso? Leia o artigo na íntegra em: “Arquivamento de documentos: Ainda preciso me preocupar?”.
Mas o que isso tem haver? Simples. É por meio da solução certa de ECM que vamos conseguir automatizar os fluxos de processos relacionados à gestão documental da nossa empresa. Tudo que você conhece, pode ser feito hoje em um simples “estalar de dedos”.
Não! Não é mágica. É simplesmente a tecnologia nos dando uma “mãozinha”. Desde os primórdios da humanidade, o ser humano tem achado novos métodos de diminuir o trabalho manual e deixar que as máquinas façam o trabalho pesado.
Isso ainda acontece hoje. Por meio dessas soluções pensadas para nos beneficiar e o suporte que elas dão, nunca ficou tão fácil gerenciar e ter total controle dos dados produzidos e recebidos pela nossa empresa de forma fácil, rápida e segura.
Tudo é armazenado nas nuvens ou em servidores e pronto para pesquisa, consulta e gerenciamento. E o melhor, de forma automatizada! Nunca conseguir uma boa gestão documental ficou tão fácil. É simplesmente ter a solução certa na hora certa!
Eliminar o papel e todo o trabalho resultante deste; e possuir processos automatizados que não precisam de muita interferência profissional não é só uma necessidade, mas a melhor solução nos dias de hoje.
Ganhos ao contratar uma empresa especializada em gestão documental
Você pode ganhar muito quando se possui uma boa gestão documental. Quer ver alguns dos muitos benefícios? Vamos lá…
Concluindo…
Administrar a própria empresa pode não ser uma tarefa tão simples e o empreendedor deve fazer uso de tecnologias que o auxiliem no dia a dia, economizando tempo e dinheiro com algumas tarefas, dedicando-se melhor a setores que exigem mais da sua atenção.
Contate uma empresa especializada em gestão documental e pare de se preocupar excessivamente. Não perca tempo! Lembre-se que no mercado competitivo que estamos vivendo, “sair na frente” pode ser o diferencial.
Se concentre agora no que você pode fazer para ter uma boa gestão documental e esteja apenas a um passo da linha de chegada.