Gestão empresarial – o que é?
É administrar o negócio de forma que as ações tomadas para o benefício deste envolvam os funcionários e os recursos da empresa, com foco em alcançar os melhores resultados possíveis.
O papel de gerir bem uma empresa não depende apenas do administrador, é necessário que toda a equipe esteja engajada. Treinar e capacitar os funcionários vai contribuir para que o empreendedor obtenha lucros e agregue valor.
Funcionários motivados ajudam o negócio a crescer e contribuem para se ter bons resultados e aperfeiçoarmos nossa gestão empresarial.
Nos dias de hoje, com certeza é um grande desafio fazer isso. Além disso, esse é um processo que é contínuo, não vai acontecer simplesmente do dia pra noite. Porém, mesmo sendo difícil, não é impossível. Há quatro coisas que podem ser de grande ajuda.
O que fazer?
O que você deve fazer para ter uma boa gestão empresarial. Vamos lá?
O papel do planejamento
Um dos pontos mais importantes da gestão empresarial. Desenvolva planos de ação. É de extrema importância prever possíveis falhas e como repará-las de forma rápida e eficiente caso aconteçam. Estude o seu concorrente e seus clientes, assim poderá criar formas criativas e eficazes para oferecer a sua clientela.
Entretanto, se nossa meta ou objetivo foi alcançado de forma satisfatória, o planejamento irá nos ajudar a utilizar esse modo para futuras estratégias. Tenha um Plano de Negócios, estude-o e atualize-o sempre que for necessário.
Mantenha o controle
Não caia na rotina! É necessário observar constantemente o progresso da sua empresa, foque no problema certo e na hora certa. Dê atenção até mesmo aos pequenos detalhes. Não fique parado, inove! Trace metas e desafios para aumentar sua eficiência.
Conheça a si mesmo e seu diferencial, tente conhecer seus processos, mantendo sempre um controle para não cair em prejuízo e incrementar seu negócio, se adequando ao mercado.
Conheça também os seus clientes e esteja em constante contato com eles, afinal, eles são a chave do seu negócio. Tente entender o que eles querem, quais as suas motivações e o que eles precisam.
Tenha organização
Pense no corpo humano. Cada parte dele é organizada sistematicamente para funcionar de forma adequada.
Da mesma forma, uma empresa só conseguirá atingir resultados satisfatórios se toda sua estrutura estiver devidamente organizada, isso inclui recursos financeiros, patrimônio e funcionários motivados. Tudo isso é importante para haver uma boa gestão empresarial.
Use a comunicação
Voltando ao corpo humano, assim como cada parte é importante e depende de uma boa comunicação com a outra para como um todo desempenhar suas tarefas da maneira mais eficaz possível, no mundo empresarial não é diferente.
A gestão empresarial para funcionar, necessita que tanto administradores quanto os funcionários tenham uma boa comunicação, isso contribui para um ambiente de trabalho estável e aumenta a eficiência, contribuindo para resultados maiores e melhores.
Pareceu muito e falar é fácil não é verdade? Mas não se assuste! Como diz Cícero: -“ Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.” É aí que surge a tecnologia. Hoje são várias as ferramentas que nos ajudam a ter uma boa gestão empresarial.
Como fazer?
Como dissemos, neste caso a tecnologia entra a nosso favor. Sabemos que em uma empresa há atividades que tomam bastante tempo e “tempo é dinheiro.”
Com as ferramentas tecnológicas certas que existem hoje no mercado e as pessoas certas que nos auxiliam a usá-las podemos aperfeiçoar e automatizar todo o nosso trabalho.
Vamos ver dois métodos que são bem usados e podem nos ajudar a melhorar a gestão empresarial.
O ERP e a gestão empresarial
Antes de qualquer coisa, precisamos conhecer quais são as necessidades da nossa empresa. Um ERP (Enterprise Resource Planning) é nada mais que um banco de dados que interage com todos os setores da empresa, se realimentando das informações colocadas e controlando as áreas funcionais.
Quando usamos um bom software não ficamos estagnados. Como vimos, o mercado está em constante mudança e para nos adequarmos a ele, precisamos agir de forma rápida e eficiente.
O ERP pode nos ajudar a organizar os processos, inovar, automatizar tarefas que demandam muito tempo se fossem feitas manualmente e melhorar nossa gestão empresarial, tendo um controle de tudo que está sendo feito e o que também não está.
BPM e sua ajuda para a gestão empresarial
Como bem sabemos, existem atividades que demandam muito tempo e recursos. E se houvessem ferramentas que fizessem o trabalho pesado de maneira eficiente, rápida e segura?
É aí que entra o BPM (BUSINESS PROCESS MODELING) para facilitar a gestão empresarial. Soluções como essa ajudam a organizar todas as informações da nossa empresa, como tudo é feito e gerencia o que antes fazíamos manualmente em fluxos de trabalho, ou processos totalmente automatizados.
Se quiser saber mais ou tiver alguma dúvida, leia nosso artigo: “Como automatizar seus fluxos de trabalho”.
Benefícios
Antes de qualquer coisa, precisamos saber que a mudança de cultura vai ser necessária. Trabalhamos com pessoas que tem modos de pensar diferentes e são diferentes. Mas como já vimos, para haver uma boa gestão empresarial é necessário o apoio de todos.
Quando isso acontece, deixamos o trabalho repetitivo e tedioso de lado e conseguimos investir melhor nosso tempo em questões mais estratégicas e nossos recursos em ações que demandam mais.
Temos assim uma maior agilidade na tomada de decisões e nos processos feitos, diminuição de carga de trabalho, melhores diagnósticos e um trabalho feito de forma eficiente visando o melhor para o nosso cliente e para nossa própria empresa.
Conclusão
Depois de ler esse artigo, vimos que os benefícios de se ter uma boa gestão empresarial são muitos. Conhecimento é importante, mas vá à ação! Melhorar nossa empresa exige tempo, esforço e dedicação.
Quando se temos o conjunto disso aperfeiçoamos nossa gestão empresarial e entramos com força no mercado, buscando sempre sermos maiores e melhores.