A tarefa de empreender nunca foi fácil, principalmente no país em que vivemos. Mas apesar de todas essas dificuldades encontradas, o empreendedorismo ainda é uma tendência crescente no nosso país. Muitas pequenas e médias empresas (conhecidas popularmente como PMEs) surgem todos os dias.
Mas, o que muitos não pensam ao ter a iniciativa de ter o seu próprio negócio, é que existem vários fatores envolvidos que podem complicar a gestão da empresa e prejudicar a longevidade das PMEs.
Vamos ver quais fatores são esses? E como você, meu caro empreendedor, pode produzir mais e melhor, com menos custos visando o gerenciamento de dados e a continuidade de negócios?
Você tem se surpreendido com as estatísticas que mostram a quantidade de dados digitais que estão sendo gerados no atual cenário de TI?
As PMEs, que necessitam de disponibilidade 24x7x365, precisam de acesso a uma infinidade de dados para suas operações do dia-a-dia. A correta compreensão destas necessidades implica na criação de métricas essenciais para o negócio.
Devido à abundância destas informações críticas, a correta proteção e o gerenciamento dos dados estratégicos tornou-se uma importante prioridade.
Por isso a tecnologia se tornou extremamente importante e deve fazer parte do cotidiano do empresário. Isso vai ajudá-lo a automatizar as tarefas operacionais e dar agilidade aos processos.
Leia mais sobre isso em: “A importância da tecnologia no processo de tomada de decisões”.
Esse tema não é brincadeira. Várias empresas vão à falência ou enfrentam períodos difíceis, simplesmente pela ausência de um plano bem estruturado. Mas, como você pode fugir desse laço?
A continuidade de negócios e um bom gerenciamento de dados têm como objetivo identificar e estabelecer estratégias para recuperar funções vitais do negócio e fazer uma gestão de tudo envolvido na empresa para que as coisas fluam de forma ordeira.
Um Plano de Continuidade de Negócios, mais conhecido como PCN, se refere a um conjunto de planos de ação preventivos e estratégias elaboradas que garantem todo o funcionamento dos serviços mais essenciais do seu negócio durante qualquer tipo de falha, até que a situação se normalize.
Isso significa que durante qualquer ameaça, como desastres naturais, fraudes, incêndios, epidemias, falhas nos sistemas e etc, o negócio manterá em operação as atividades que são essenciais e críticas à sua sobrevivência. Isso pode incluir funcionários, recursos físicos, parceiros/fornecedores, processos e os dados geridos.
Você pode pensar que não necessita disso, pois essas situações são extremamente raras. Infelizmente, essas ameaças ocorrem não só nas PMEs, como em qualquer negócio quando menos se espera. E acredite, por se precaver, você vai evitar uma bela dor de cabeça!
As PMEs com visão de futuro, que possuem um PCN bem elaborado e estruturado, vão garantir sua sobrevivência diante de circunstâncias inesperadas.
Leia mais sobre a importância disso em: “Por que é preciso garantir a segurança das PME’s?”
No entanto, muitas PME´s ainda não estão totalmente seguras de como ligar os pontos entre desenvolvimento e implementação de políticas de continuidade dos negócios e uma estratégia de proteção dos dados visando manter, ou aumentar, a rentabilidade da operação em um momento de crise ou oportunidade.
Caso os sistemas fiquem offline, esta política será capaz de restaurar rapidamente os dados necessários para também restabelecer rapidamente a operação.
Mas como você pode estabelecer esta política de “always-on”, backup e serviços de recuperação de desastres (BDR)?
Como fazer isso se a sua estrutura de TI não domina as ferramentas atuais ou as melhores práticas para realizar esta tarefa?
Uma ajuda é ter um sistema ERP. Isso por que, PMEs que possuem um ERP podem aumentar a sua segurança possibilitando o backup das informações, um controle de acesso e localização de dados e pode ser facilmente adaptado aos processos da empresa.
Também a incorporação do BPM à metodologia é essencial, pois ajuda as PMEs a detectarem com maior precisão a importância estratégica de seus processos e todas as vantagens competitivas que surgirão de uma boa gestão profissional integrada.
Saiba mais sobre esse assunto, lendo nosso artigo:“Fluxos de trabalho – Como você pode automatizá-los?”
Outra solução e uma das mais importantes, é ter um CIO virtual (vCIO), que seja responsável pelo desenvolvimento e implementação de uma estratégia de dados que permite a disponibilidade da operação e a produtividade dos funcionários.
Este profissional está “por dentro” das tecnologias atuais e plenamente capacitado para te ajudar a tomar a melhor decisão.
Esses profissionais precisam ter em mente três condições essenciais:
Contratar um bom profissional ou encontrar um provedor terceirizado que ofereça toda essa estrutura de TI é de vital importância para o seu negócio.
Eles ajudam várias PMEs e podem ajudar você a fazer o seu gerenciamento de dados e ter um bom PCN.
Esses profissionais capacitados de TI vão analisar as informações, fazer a documentação do ambiente, cuidar da segurança das informações e elaborar um bom BDR.
A gestão estratégica é uma das exigências do mercado voltada para os empreendedores. Por isso, cabe a eles conhecer todos os processos, mapeá-los e avaliar os pontos críticos e os riscos do seu negócio.
Gerenciar um PME é uma tarefa difícil, mas com dedicação, foco, conhecimento e planejamento você pode conquistar excelentes resultados, minimizando os erros, contornando as dificuldades e encontrando soluções inovadoras para sair na frente dos seus concorrentes.
Para muitas PMEs manter uma infraestrutura de TI pode ser um tanto dispendioso e uma atividade cansativa que consome tempo e dinheiro (o que no atual cenário de hoje, não temos certo?).
Mas não se preocupe! Provedores capacitados podem auxiliam as PMEs e vão auxiliar você a operar todo o seu ambiente de TI atendendo as suas necessidades específicas e otimizando custos. Conte conosco para enfrentarmos juntos este desafio.
Desenvolvido e Licenciado por Network Code Company
Copyright ©2020 Todos os Diretos Reservados